Viajar com cachorro nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente se o seu amiguinho não está acostumado a andar de carro, mas não é nenhum bicho de sete cabeças e como hoje em dia vemos cada vez mais hospedagens aceitando animais, pode ser interessante começar a viajar com cachorro de carro, principalmente se você odeia passar muito tempo longe do seu bichinho.

cachorro_carro Viajar com cachorro de carro - Dicas

Viajar com cachorro de carro

Dica para viajar com cachorro de carro: Acostume o seu pet

Viajar com cachorro de carro pode ser muito estressante para o seu pet se ele não estiver acostumado a viajar de carro. Então se você estiver pretendendo leva-lo nas suas próximas viagens, comece a fazer pequenos percursos com ele de carro, assim ele vai se acostumando e a viagem não vai ser tão estressante.

Se o seu cachorro for muito agitado ou nervoso, você pode pedir para o veterinário receitar algum floral para ele.

Adquira itens de segurança

Hoje em dia existem vários acessórios para viajar com cachorro de carro, como bolsas, caixa de transporte e cinto de segurança, os acessórios vão depender principalmente do tamanho do seu animal.

O Código de Trânsito Brasileiro diz que é proibido viajar com cachorros no banco do carona e em áreas externas do carro, então você terá que prender seu cachorro no banco de trás do carro.

cachorro Viajar com cachorro de carro - Dicas

Cachorro somente no banco de trás

Cuidado com a saúde

Antes de viajar com seu cachorro de carro, dê uma olhada se as vacinas estão em dia, assim como o antipulgas e a desvermifugação. Além disso, é importante levar um kit de medicamentos junto com seu cachorro.

Antes de ir, procure um veterinário e peça indicações de medicamentos para enjoo e alergias, para evitar o enjoo também é importante não dar comida logo antes de viajar.

Caso seu cachorro faça uso de um medicamento controlado, lembre-se de levar o medicamento dele.

Cuidado com o destino

Eu sei que viajar com nossos cães é ótimo, mas alguns destinos podem não ser apropriados para eles. Por exemplo, se você estiver indo passar o réveillon em Copacabana e for ficar hospedado perto dos fogos, levar o cachorro para viajar pode não ser interessante, já que além do estresse de um lugar novo, ele também vai sofrer o estresse com os fogos.

banner-booking Viajar com cachorro de carro - Dicas

Faça mais paradas

Viajar com cachorro de carro é uma viagem mais longa, você vai ter que parar mais vezes ou seu cachorro pode ficar estressado, principalmente se ele não estiver acostumado. Leve também uma garrafinha de água e um potinho para colocar a água.

Durante as paradas, faça ele andar um pouquinho e beber água, mas ele não poder beber muita água de uma só vez, isso pode fazer com que ele enjoe com mais facilidade.

Tem algumas paradas que recebem cachorros na estrada, mas na maioria dos casos os animais não podem entrar nos estabelecimentos. Para isso tem duas soluções: a primeira é achar um local que tenha uma lanchonete com mesas do lado de fora, assim seu cachorro pode ficar com você. A segunda é levar ou comprar seu lanche e comer perto do carro durante alguma parada em um posto de gasolina para fazer companhia para o seu cachorro.

Limpeza

Sempre que for viajar com cachorro de carro, lembre-se de levar sacos plásticos para catar o cocô do seu cachorro, é primordial que você deixe o local limpo. Lenços umedecidos também podem ser bem interessantes para limpar as patinhas do seu cachorro.

Uma outra dica é forrar o banco de trás do seu carro, existem capas para isso ou você pode também usar um cobertor, se for o que ele dorme é até melhor, porque assim ele já se sente até mais confortável (apenas se lembre de lavar o cobertor antes para não deixar o carro com cheiro).

Levar toalhas extras também podem ser interessantes para forrar o banco e secar o cachorro, caso seja necessário. Escovas também podem ser interessantes, assim você minimiza os pelos que seu cachorro vai soltar.

Preste atenção no seu cachorro

A maioria dos animais não se sentem muito confortáveis em ambientes estranhos, então é importante que você sempre preste atenção no seu cachorro, se ele está comendo e bebendo água direito e como estão as fezes e a urina.

Identificação

Essa dica é importante tanto para quem vai viajar com cachorro de carro quanto para quem vai viajar e deixar o cachorro em casa. Existem medalhinhas e plaquinhas de identificação de cães, onde você coloca o nome dele, o seu nome e o seu telefone. Não deixe seu cachorro sem identificação, principalmente quando você estiver em um local novo, ele pode se assustar e não voltar mais.

E aí, preparado para viajar com cachorro de carro?!

Compartilhar

Sobre o Autor

Apaixonada por viagens, animais e natureza. Sempre pensou em escrever sobre viagens, mas alguma coisa sempre impedia. Até que depois de uma viagem na Ásia resolveu seguir o seu sonho.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me de
avatar
wpDiscuz
CLOSE
CLOSE
Leia mais:
Viajar para o Nepal
Viajar para o Nepal – Dicas e Turismo

Se não fosse pelo terremoto que aconteceu em 2015 e pelo Everest, o Nepal seria um país completamente desconhecido, o...

Fechar