Para quem pretende conhecer ou tirar férias no Litoral Norte de São Paulo, selecionamos neste artigo algumas das melhores Praias de São Sebastião.

O Litoral de São Sebastião no Estado de São Paulo, possui cerca de 100 quilômetros de extensão, e tem aproximadamente 36 praias, sendo a grande maioria de águas limpas e cristalinas.

Preparei nosso roteiro para 4 dias, e reservei um Chalé no Condomínio Village do Mirante, que fica em um lugar estratégico, perto da Praia de Boiçucanga, praticamente no meio, entre as praias do sul e norte do Litoral de São Sebastião.

Como viajei com minha família, priorizei as melhores Praias de São Sebastião para ir com crianças, nas praias que tinham ondas mais fortes, apenas passamos para conhecer e tirar fotos.

Praias de São Sebastião

Praia do Engenho

A primeira praia que visitamos foi a do Engenho. Ela fica meio escondida, com acesso pela praia da Jureia ou pela Barra do Una. Para chegar até ela, é necessário pegar uma rua de terra e passar por uma portaria onde ficam vários condomínios.

A praia é de pequena extensão, limpa e muito bonita, a água é cristalina e calma, ideal para crianças pequenas.

A infraestrutura é bem básica, tinha apenas duas barracas e não há restaurantes nas proximidades. Se for passar o dia na praia, leve suas bebidas e alimentos.

Engenho Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia do Engenho em São Sebastião

Praia de Juquehy

É uma praia extensa de águas transparentes, com trechos de mar bem diferentes, do lado direito da costa as ondas são mais fortes onde os surfistas gostam de ficar, e do lado direito as ondas são mais calmas onde as crianças podem brincar.

A praia tem uma ótima infraestrutura, conta com quiosques, lojas, pousadas e restaurantes na orla, e também é muito agitada e tem bastante movimento, não espere sossego nesta praia.

Em Juquehy também é possível alugar pranchas para surf e stand-up peadle, e fazer passeios de barco ou banana boat até as Ilhas próximas. Além de outros passeios e esportes náuticos.
Aproveite também para observar o pôr do sol na praia, pois a vista é maravilhosa.

Para comer em Juquehy, recomendo o Restaurante Cheiro Verde, o mesmo tem opções de pratos triviais mais baratos e pratos mais elaborados com preço mais alto, mas a comida é boa.

Juquehy- Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia de Juquehy em São Sebastião

Barra do Sahy

Praia de águas claras e calmas, outra ótima opção para famílias com crianças. No canto direito da praia as ondas são mais fortes, onde os surfistas gostam de ficar.

Há uma tenda que aluga caiaques e pranchas de surf e stand-up peadle, e algumas barracas que vendem comidas, bebidas e alugam cadeiras e guarda sol.

Para os mais aventureiros, no canto direito tem uma pequena trilha que leva até uma piscina natural, onde é possível mergulhar com snorkel e visualizar alguns peixes. Até mesmo na praia é possível ver alguns peixinhos, de tão transparente que a água é.

Para comer na Barra do Sahy, um ótimo custo-benefício é o restaurante Hakuna Matata, nos finais de semana e feriados tem opção de self service por quilo.

sahy Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Barra do Sahy em São Sebastião

Praia da Baleia

A praia tem esse nome devido a Ilha que fica de frente para ela, o formato da Ilha tem a aparência de uma baleia, como você pode ver no lado direito da foto.

O piso é plano de areia batida, com uma faixa de areia bem larga e extensa, facilitando a prática de esportes e caminhada. Também tem uma tenda para aluguel de pranchas e aulas de surf e stand up paddle, a praia não tem quiosques, apenas algumas barracas e ambulantes, recomendo levar alimentos e bebidas.

A Praia da Baleia é uma das melhores praias para crianças e idosos, o mar é transparente com água morninha e muito calma, principalmente no canto esquerdo onde as pedras bloqueiam as ondas. Nesse ponto é possível ver peixinhos, caranguejos e até pequenos camarões. E assim como na maioria das Praias de São Sebastião, é um ótimo lugar para admirar o pôr do sol.

baleia Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia da Baleia em São Sebastião

Praia de Camburi

Essa linda praia de água cristalina é de média extensão, a areia é branca e fofa, e o mar é um pouco mais agitado. É preciso ficar atento com as crianças, pois o terreno é inclinado com buracos na areia.

No lado esquerdo da praia, tem um rio que separa Camburi da praia de Camburizinho, onde é possível atravessar andando pela água. Perto do rio tem uma tenda para aluguel de pranchas de surf e stand-up peadle, e caiaque.

A praia não tem quiosques, apenas algumas barracas que vendem comida, bebidas e alugam cadeiras e guarda sol. Nos arredores tem um boa quantidade de pousadas e restaurantes.

Camburi Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia de Camburi em São Sebastião

Praia de Camburizinho

Para chegar até a praia, você pode parar o carro na rua paralela ou deixar o carro em um dos estacionamentos próximos, ou também atravessar pelo rio passando pela Praia de Camburi.

A praia é pequena com mar agitado e buracos na areia, sendo necessário ficar atento com as crianças. No lado direito próximo ao rio, tem uma pequena Península com pedras ao redor que formam uma paisagem muito bonita. Para os mais aventureiros é possível escalar as pedras e chegar até a ponta da Península. A vista de toda a costa é muito bonita de lá.

Camburizinho Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia de Camburizinho em São Sebastião

Praia de Boiçucanga

Apesar de ser uma praia de tombo não indicada para crianças, é uma das melhores praias de São Sebastião para admirar o pôr do sol.

A praia de Boicucanga é pequena com areia grossa e bem tranquila, o movimento é mais fraco se comparado as outras praias, mas sua orla tem uma das melhores infraestruturas do Litoral de São Sebastião. Na avenida principal possui uma grande quantidade de pousadas, restaurantes, padarias, shopping, supermercado, farmácia, pronto socorro, etc.

Os mais aventureiros podem encarar a pesada trilha de uma hora até a Praia Brava. O esforço será recompensado por um local selvagem com uma deliciosa cachoeira ao lado da praia. Outra grande atração de Boiçucanga são as Cachoeiras do Ribeirão Itu. Para chegar até elas é preciso encarar uma trilha de dificuldade média, mas bem sinalizada.

Por ter uma boa infraestrutura e ficar em um ponto estratégico que facilita o acesso a maiorias das praias da região, preferi me hospedar no Chalé do Condomínio Village do Mirante que fica a 1 km de Boiçucanga e a 7 km de Maresias. Clique Aqui para conhecer o Chalé.

Salão-e-Piscina Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Área de Lazer do Condomínio Village Mirante

Para comer, recomendo o restaurante Sabor Mineiro, no almoço servem comida por Quilo e a la carte, e o no jantar somente a la carte e lanches.
Outra boa opção é o restaurante Sebasthiana Beach, servem pratos triviais a la carte com preços menores, e pratos mais elaborados com custo mais alto, também servem lanches com hambúrguer caseiro.
Mais uma opção é o Emporium da Pizza, no almoço servem comida por quilo e a noite uma deliciosa pizza. Outra opção rápida e barata é o Subway de Boiçucanga.

banner-booking Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia de Maresias

Maresias é a praia mais badalada do Litoral de São Sebastião, seja durante o dia ou durante a noite. A praia fica muito movimentada, principalmente na alta temporada.
A praia é extensa com água verde e cristalina, areia branca e fofinha, com certeza é uma das mais belas praias da região.

Geralmente está com o mar agitado e ondas grandes, o que é excelente para prática de Surf, mas não muito indicado para crianças e idosos.
pôr do sol também é muito bonito, além disso à esquerda da praia é possível pegar uma trilha até a praia da Paúba. A trilha é bem interessante, pois sobe um morro e tem uma vista linda da praia de Maresias. Ver o pôr do sol de lá deve ser uma experiência incrível.

A praia tem uma ótima infraestrutura, possui uma grande quantidade quiosques, barracas e ambulantes, e na avenida da orla tem muitas pousadas e restaurantes. Porém os custos com hospedagem e alimentação são mais elevados se comparado com as outras praias.

Maresias Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia de Maresias em São Sebastião

Praia de Paúba

Praia bem tranquila,  pequena e de tombo, mas no canto esquerdo perto das pedras onde deságua o Rio Paúba a água fica mais calma e as crianças podem brincar. A areia é fofa e clarinha com águas mornas e transparente. E assim como nas outras praias, é possível ver um lindo pôr do sol.

A Infraestrutura da praia é fraca, não tem quiosques apenas poucas barracas e ambulantes. Tem uma tenda para alugar pranchas de surf, stand up paddle e caiaques, mas acredito que abra apenas nos finais de semana e alta temporada. Um diferencial da Paúba, é que lá você pode levar seu animal de estimação.

Pauba Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia da Paúba e, São Sebastião

Praia de Santiago

Uma das praias mais lindas de São Sebastião, bem tranquila e de pequena extensão, mas é de tombo e necessita atenção com as crianças. No canto esquerdo tem uma bica de água doce em meio as pedras. Ao lado o mar é perfeito para mergulhar com Snorkel e nadar com as tartarugas.

A Infraestrutura da praia é bem básica, vi apenas uma barraca. Recomendo que leve seu isopor com bebidas e alimentos.

O acesso é meio escondido na rodovia, requer atenção para entrar na rua da praia. Existem poucos lugares para estacionar o carro, sendo assim tente chegar mais cedo ou você terá de deixar o carro no estacionamento pago.

Bem próximo da Praia tem algumas pousadas e um camping para acampar.

Santiago Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia de Santiago em São Sebastião

Praia de Toque – Toque Pequeno

Praia linda de águas calmas e claras, e de temperatura agradável, mas nãorecomendado para crianças por ser de tombo.

Toque – Toque pequeno tem um pequeno riozinho de água gelada que deságua no mar, a parede que cerca o rio é alta, parece uma pequena falésia dividindo a areia. Se você for ficar lá até o fim da tarde, não deixe de observar o lindo pôr do sol.

A infraestrutura é mediana, tem algumas barracas e poucos ambulantes, mas bem próximo da praia tem um ótimo restaurante, o Pimenta de Cheiro.

Toque-Toque-Pequeno Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia do Toque – Toque Pequeno

Praia das Calhetas

Na minha opinião, a praiamais bela de São Sebastião. É diferente das outras por ser uma pequena Península, com areia e pedras no meio e mar de águas cristalinas dos dois lados. De um lado a faixa de areia é um pouco maior, mas é de tombo, do outro tem bastante pedras que formam piscinas naturais, onde é possível ficar com as crianças.
Na ponta da Península tem uma trilha que leva até o Mirante, onde é possível ter uma linda vista do local e apreciar o pôr do sol.

O acesso para praia é meio complicado e escondido, pois ela fica dentro de uma propriedade particular, não sendo possível estacionar o carro. Muitas pessoas deixam o carro no acostamento da rodovia, porém é proibido e você pode ser multado.
Como ela fica entre Toque – Toque Grande e Pequeno, uma opção é o motorista deixar os caronas em frente a entrada do condomínio e estacionar o carro em Toque – Toque Grande e depois voltar andando.

Da entrada do Condomínio até a praia, é uma caminhada de aproximadamente 15 minutos em pista pavimentada. Também tem um trilha que passa por um linda Cachoeira.
Não existe infraestrutura na Praia, se for passar o dia lá, não esqueça de levar alimentos e bebidas.

calhetas Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia das Calhetas em São Sebastião

Praia de Guaecá

Praia limpa, tranquila com águas calmas e cristalinas, a areia é fina e clarinha, sendo uma das melhores praias de São Sebastião para famílias com crianças.
O canto esquerdo é uma boa opção para mergulho com Snorkel e no direito é para quem gosta de Surfar.
Escondida no meio da mata tem uma pequena Cachoeira para um mergulho.

Fica próxima do centro de São Sebastião. A Infraestrutura da praia é razoável, com poucas barracas e ambulantes.
Pegue a entrada da Polícia Militar, pois o acesso é fácil e tem estacionamento.

Guaeca Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia de Guaecá em São Sebastião

Praia de Barequeçaba

Uma ótima opção para quem está hospedado no centro de São Sebastião e quer conhecer uma das melhores Praias da Região.
Barequeçaba é uma praia de grande e larga extensão, tem areia escura batida e águas calmas e transparentes, onde é possível ver vários peixinhos.

Na minha opinião é a melhor praia para crianças em São Sebastião. Além das ondas serem calmas, o piso é plano e as crianças podem adentrar ao mar por uns 50 metros sem preocupação, pois é muito raso. No canto direito tem pedras que formam uma pequena Caverna, um bom lugar para tirar fotos e mergulhar com snorkel.

As ondas calmas também são uma ótima opção para praticantes de Caiaque e de Stand Up Peadle. No final da tarde também é possível observar o lindo pôr do sol.
A praia tem boa infraestrutura, tem quiosques, barracas e alguns ambulantes. Também é possível fazer um passeio dedisco boat e ir até Ilhabela de lancha.

Baraqueçaba Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia de Baraqueçaba em São Sebastião

Praia do Centro

A praia do centro é bem pequena e imprópria para banho, porém oferece uma linda vista para Ilhabela e para toda orla. É um bom lugar para correr e passear, principalmente a noite.
Ela fica próxima do centro histórico, ao lado de uma praça que foi revitalizada e conta com uma excelente infraestrutura para o turismo, com restaurantes, bares, sorveterias, feira de artesanato, pista de skate, e um excelente playground para crianças.

Praia-do-Centro Praias de São Sebastião - SP - Roteiro e Dicas

Praia do Centro em São Sebastião

Dicas e Informações

A Região tem muitos borrachudos, é indispensável o uso de repelente em todas as Praias de São Sebastião, não esqueça de levar para todos lugares.

Fique atento ao entrar com o carro nas praias pela rodovia, algumas tem o acesso bem sinalizado e pontos de entrada, outras não.

As praias de São Sebastião foram uma grande surpresa, não imaginava que fossem tão belas, limpas e de águas cristalinas.

Importante dizer que os relatos descritos neste artigo, foram baseados na minha experiência e ponto de vista, outras pessoas podem ter percepções diferentes.

8.5 São Sebastião

Avaliações baseadas nas percepções e pontos de vista do autor.

  • Praia do Engenho 9
  • Praia de Juquehy 8.5
  • Barra do Sahy 8.2
  • Praia da Baleia 8.5
  • Praia do Camburi 8.5
  • Praia do Camburizinho 8.0
  • Praia de Boiçucanga 7.5
  • Praia de Maresias 8.2
  • Praia da Paúba 8.2
  • Praia de Santiago 8.5
  • Praia de Toque - Toque Pequeno 8.5
  • Praia das Calhetas 9.5
  • Praia de Guaecá 8.6
  • Praia de Baraqueçaba 9
  • Avaliação dos Usuários (0 Avaliações) 0
Compartilhar

Sobre o Autor

Faz de tudo um pouco, adora navegar pela internet e aprender coisas novas sobre diversos assuntos, gosta de viajar, conhecer lugares, culturas e povos diferentes ao lado da família.

Deixe um comentário

16 Comentários em "Praias de São Sebastião – SP – Roteiro e Dicas"

Notifique-me de
avatar
Ordenar por:   Recente | Antigo | Mais Votado
Gisele Ramos
Visitante

Que fotos incríveis, a praia parece sensacional!

Marineira
Visitante

Adoroooooooo quase todas as praias que vc mencionou! Bateu uma saudades mortal.

Oscar | www.viajoteca.com
Visitante

O litoral Norte de São Paulo tem praias lindas.. Quando era criança fui algumas vezes à Maresias e Boiçucanga. Alguns anos atrás voltei à região e fiquei assustado como a região se desenvolveu.

Viajar pela história - Catarina Leonardo
Visitante

Muito bom conhecer estas praias. Já estive no Brasil algumas vezes e ainda não descobri uma praia sem vento, sem ondas e sem rochas no mar!!!

Zudi Dadalt
Visitante

Que fantástico esse post, especialmente pra mim que mal conheço o litoral de São Paulo. É ótimo saber tudo o que tem.

Michela Borges Nunes
Visitante

Nossa, que loucura! Lugares lindos demais! Eu já fui até Ilhabela, mas não conheço nenhuma destas praias do post. Amei!! Vou anotar tudinho.

KEUL FORTES
Visitante

Que roteiro! Fiquei encantada com as fotos desses lugares. São lindas demais essas praias. Obrigada pelo roteiro! Parabéns pelo post. 🙂

Carolina Belo
Visitante

Oi Luan! Impossível escolher a mais bonita!!! Eu tenho muitaaaaaa vontade de fazer uma prova chamada Bertioga-Maresias. Ao ver a sua foto de Maresias fiquei com mais vontade ainda…
Parabéns pelo post…
Abraços,
Carolina

rui
Visitante

Roteiro e praias fantásticas… apetece pegar no carro e partir já à aventura 🙂

wpDiscuz
CLOSE
CLOSE
Leia mais:
TransferWise
Enviar dinheiro para o exterior via TransferWise é legal?

TransferWise é um meio de transferir dinheiro para o exterior que tem ganhado muitos adeptos e como você pode ver...

Fechar