Como fazer um roteiro de viagem – Dicas

0

Muitas pessoas querem viajar, mas na maioria dos casos as pessoas (principalmente os viajantes de primeira viagem) têm dúvidas em como fazer um roteiro de viagem e acabam preferindo comprar pacotes prontos, para não terem que montar o seu próprio roteiro de viagem.

Comprar pacotes fechados pode até ser bom, mas fazer seu próprio roteiro de viagem pode ser melhor ainda. Desse jeito você pode conhecer o lugar que quiser, no seu próprio ritmo, escolhendo os pontos turísticos que mais te agradam. E aqui vamos dar algumas dicas de como fazer um roteiro de viagem.

roteiro Como fazer um roteiro de viagem - Dicas

Como fazer um roteiro de viagem: Escolhendo o lugar e a época

Você deve pensar em duas coisas na hora de escolher o local: qual tipo de viagem você prefere (ir para a praia, para a montanha, para grandes centros urbanos) e no período que você tem para viajar. Se você quer conhecer Paris, por exemplo, mas não suporta frio, evite ir no inverno europeu.

Existem alguns meios que podem te ajudar a decidir o local e a época da viagem, um deles é procurando pelo Skyscanner. Esse site pode te dar uma incrível flexibilidade nas buscas, se você não souber para onde quer ir, você pode marcar como qualquer lugar e ele vai te dar os preços de passagem para o mundo inteiro. Quanto as datas, você pode procurar em uma data específica, preços para um mês inteiro ou o mês mais barato para comprar aquela passagem.

Outro site que pode te ajudar em como fazer um roteiro de viagem é o Kayak, clicando em Explore, ele vai te dar os preços de todas as passagens dos lugares que estão na sua tela, como você pode ver na imagem abaixo. Você só deve colocar o local de partida e escolher um mês.

como_fazer_um_roteiro_de_viagem Como fazer um roteiro de viagem - Dicas

Opção Explore no Kayak

O site Quanto Custa Viajar também pode te ajudar na hora de fazer um roteiro de viagem. De uma forma bem interativa, esse site diz o gasto médio de cada local, sendo muito útil principalmente quando o orçamento está apertado.

Montando o roteiro

Depois de escolher o local e a data, você tem que decidir o que vai fazer durante a sua viagem, procurar hospedagens e ver as formas de locomoção nos destinos. Para isso, você deve pesquisar muito, procurar a maior fonte de informações possíveis.

Nesse momento, você deve também deve calcular os gastos da sua viagem. Uma boa ideia para fazer isso é por meio de uma planilha. Abaixo tem um exemplo de uma planilha que fiz anos atrás para viajar com uns amigos, você pode seguir o modelo como exemplo e adaptar com as suas necessidades.

banner-booking Como fazer um roteiro de viagem - Dicas
planilha_viagem Como fazer um roteiro de viagem - Dicas

Planilha de viagem

Um ponto fundamental na hora de planejar a sua viagem é deixar datas livres e deixar seu roteiro com flexibilidade, você pode querer ficar mais ou menos tempo em um lugar e poder ter essa opção é ótimo.

Escolhendo a hospedagem

Existem basicamente três estilos de hospedagens: hotéis e pousadas, hostels e Airbnb. Primeiro, você deve definir o melhor estilo de hospedagem para você e também de acordo com o tempo que vai ficar em cada lugar.

Se você estiver indo viajar sozinho e quer fazer amizades, é melhor considerar um hostel. Além disso, ficando em um hostel, você vai poder economizar mais, já que você vai poder cozinhar. Hotéis e pousadas são ótimos se você busca mais conforto e não está preocupado com os gastos.

Se você estiver indo viajar com pelo menos mais uma pessoa e vai ficar mais de duas noites no mesmo lugar, o Airbnb também pode ser uma boa opção. Vai ser mais barato e existem acomodações muito boas pela plataforma.

De qualquer forma, sempre pesquise sobre a hospedagem em mais de um lugar e procure avaliações de pessoas que já se hospedaram lá. Hoje em dia, existem diversas plataformas que você pode procurar por avaliações.

Restaurantes

Recomendo também, caso você tenha bastante tempo para montar seu roteiro, procurar no TripAdvisor por restaurantes próximos a hospedagem que você vai ficar e das atrações que você pretende visitar, pois assim você consegue selecionar os melhores restaurantes e analisar os custos das refeições e avaliações de outros clientes antecipadamente, evitando surpresas indesejáveis.

Caso você não tenha tempo de colocar os restaurantes no roteiro, sugiro a utilização do aplicativo do TripAdvisor, com ele é possível procurar pelos restaurantes que estão próximos a sua localização e verificar as avaliações e comentários de outros clientes.

Precauções na hora de montar um roteiro

Para saber como fazer um roteiro de viagem, você também deve levar em consideração os imprevistos, então é sempre bom ter um plano B para caso alguma coisa ocorra, além de sempre levar dinheiro extra.

Além disso, tenha sempre em mãos o número e o endereço do consulado brasileiro mais próximo, tenha sempre uma cópia do seu passaporte (e de preferência envie uma cópia dele para o seu e-mail) e tenha um cartão sobressalente.

E aí, já sabe como fazer um roteiro de viagem?

Compartilhar

Sobre o Autor

Apaixonada por viagens, animais e natureza. Sempre pensou em escrever sobre viagens, mas alguma coisa sempre impedia. Até que depois de uma viagem na Ásia resolveu seguir o seu sonho.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me de
avatar
wpDiscuz
CLOSE
CLOSE
Leia mais:
diRoma Acqua Park e Splash em Caldas Novas – Goiás

O diRoma Acqua Park é o maior e mais completo parque aquático da cidade de caldas novas, região conhecida pela suas...

Fechar