Como falar da Índia sem pensar nas comidas típicas ou nos cheiros tão marcantes. Aliás, eu diria que não existem comidas típicas da Índia, como a Espanha com a Paella, mas sim sabores típicos.

Muita masala, muita pimenta e muito sabor: assim são os pratos típicos da Índia, mas ainda assim existem algumas comidas típicas e aqui vou falar das principais. Vamos ver quais são?!

comida-tipica-india Comidas típicas da Índia - Principais pratos

Comidas típicas da índia

Principais comidas típicas da Índia

1. Dal

Esse não é um prato turístico, mas faz parte de alguns pratos turísticos como o thali e está presente na casa de todos os indianos. Isso porque dal é na verdade uma espécie de sopa de lentilhas e como a maioria dos indianos são vegetarianos, essa acaba sendo a principal fonte de proteínas deles.

2. Thali

O thali é uma das principais comidas típicas da Índia, mas esse prato é composto por porções de várias coisas diferentes, onde fica um prato grande com várias tigelinhas. Geralmente nas tigelas vem: dal, arroz, iogurte, vegetais, molhos e pão. Aliás o pão é algo que acompanha a maior parte das refeições e eu vou falar sobre os tipos de pães mais abaixo.

thali Comidas típicas da Índia - Principais pratos

Thali

Pani Puri

O pani puri é um bolinho de pão frito e recheado com chutney e vegetais. Destrinchando: o pani puri é um bolinho frito que fica redondo, no meio dele você coloca um líquido que é composto pelo chutney e vegetais.

panipuri Comidas típicas da Índia - Principais pratos

Pani Puri

Para comer pani puri você deve colocar tudo na boca de uma vez só, se tentar morder você vai fazer uma verdadeira lambança. Esse bolinho é uma espécie de snack e não um prato, é como se fosse uma empadinha para a gente e os indianos amam isso, comem vários em seguida.

Butter Chicken

Existem várias versões famosas de frango na Índia, mas o Butter Chicken pode ser encaixado em uma das principais comidas típicas da Índia. Esse prato consiste em um frango temperado com manteiga e masala, e claro com muito molho.

banner-booking Comidas típicas da Índia - Principais pratos

Existem outras versões de frango, mas nenhuma tão famosa quanto o Butter Chicken. As outras versões quase tão famosas quanto o Butter Chicken são: Tandoori Chicken e Tikka Chicken.

Samosa

Samosa é outro tipo de snack indiano, mas ele é um salgado maior do que o pani puri. A samosa é uma espécie de pastel frito recheado com cebola, ervilha, batata, outros vegetais e várias especiarias.

samosa Comidas típicas da Índia - Principais pratos

Samosa

Pães

Os pães indianos acompanham todas as comidas típicas da Índia e mesmo que um indiano coma só dal com arroz, provavelmente ele vai acompanhar o prato com pão, isso porque o pão provavelmente vai servir de talher.

Os principais pães indianos são naan e chapati, paratha, roti. O naan é um pão fofo, roti e chapati são basicamente o mesmo pão e é um pão mais seco do que o naan. Já o pão paratha é um pão mais grossinho porque é feito com várias camadas e muitas vezes são recheados.

naan Comidas típicas da Índia - Principais pratos

Naan

Como sobreviver com a pimenta

As comidas típicas da Índia são bem apimentadas, como já sabemos e mesmo os que curtem pimenta, podem se espantar quando chegam na Índia. Se você não quiser nada muito apimentado (atenção para o muito, pois sempre vai ter um pouco de pimenta), preste atenção nessas dicas básicas:

1. Não peça apenas sem pimenta: ao entrar em um restaurante, peça “no chilli, no pepper, no masala”. Como esses são temperos básicos para eles, pode ser que eles não consigam fazer assim, mas vale a tentativa;

2. Procure outros tipos de comidas: tá certo que devemos provar as comidas típicas do local, mas caso você queira fugir mesmo da pimenta, procure uma comida chinesa, como o chowmein (tipo noodles, não tem masala e você pode pedir sem pimenta);

3. Tenha sempre um doce por perto: a melhor forma de quebrar um pouco a pimenta e evitar que muitas lágrimas rolem é comendo um docinho. Então sempre tenha um chocolate na bolsa para ajudar nessas horas de desespero.

E aí, o que achou das comidas típicas da Índia?

Compartilhar

Sobre o Autor

Apaixonada por viagens, animais e natureza. Sempre pensou em escrever sobre viagens, mas alguma coisa sempre impedia. Até que depois de uma viagem na Ásia resolveu seguir o seu sonho.

Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

Notifique-me de
avatar
wpDiscuz
CLOSE
CLOSE
Leia mais:
10 incríveis curiosidades sobre a Índia

A Índia é um país que desperta curiosidade em muitas pessoas, toda vez que eu falo que fui para lá...

Fechar